terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Publicidade: Entrevista Canal UP



OS TOKART: USAR A ARTE PARA FALAR DE TOQUE
São cinco, são estudantes da Universidade de Lisboa, são criadores de um novo grupo artístico: Os Tokart. Juntos conceberam um evento cultural para falar das relações sociais. Vai ser apresentado este mês na Faculdade de Letras, no âmbito da Quinzena de Gestão Cultural.



“Não me Toques – Uma sociedade de tangências” intitula o primeiro evento que Os Tokart vão trazer à rua. Tal como se depreende pelo nome do grupo artístico e do próprio evento, o toque é o tema central do trabalho que os alunos de Artes do Espectáculo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desenvolvem.
Joana Velhinho, Jorge Cabral, Juliana Ono, Marta Pessoa e Rui Fernandes formaram Os Tokart a partir de uma cadeira do curso. “Criativos e trabalhadores” (assim se denominam), começaram um projecto que passou da imaginação para a realidade. E é nesta primeira apresentação que vão mostrar o que até agora tem estado em construção.
“Somos todos da periferia de Lisboa, onde se acumula uma grande massa populacional. E apercebemo-nos de que as pessoas estão todas juntas, mas longe umas das outras.” Foi neste momento que surgiu a ideia de abordar o toque como tema do trabalho, explica Rui Fernandes. Depois surgiu a questão: “porque não transformar essas ideias em imagens?”. Estava lançado o projecto. No trabalho “Não me Toques” mistura-se a música com a performance, junta-se o vídeo e a fotografia. E aglomera-se ainda a escrita – leitura e exposição de textos – para transmitir ao público a perspectiva de que a sociedade evita, actualmente, o toque. Liga-se, deste modo, um conjunto de diferentes formas de arte, para falar das relações, ou da falta delas, nos meios sociais urbanos. “Queríamos abordar o toque como problema fisico e social. São dois lados que se entrelaçam”.
“Todos nós estamos cientes de que o Homem se afasta cada vez mais dele próprio”, escreveu o grupo no seu blog. Perante este cenário, Os Tokart querem “mudar mentalidades”. “Não somos intervencionistas, mas queríamos mostrar este problema”, afirma Rui Fernandes.
Em simultâneo, o grupo prevê projectar novos talentos provenientes das diferentes áreas artísticas. Para isso, convidou, por exemplo, alunos de fotografia para expor trabalhos relativos ao tema central.
Faculdade de Letras recebe Quinzena de Gestão Cultural
Surgiu de um desafio lançado pela disciplina de Gestão Cultural, do curso de Estudos Artísticos. A Quinzena de Gestão Cultural está já planeada. Durante o final do mês, o acontecimento tem lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É dentro deste evento que Os Tokart vão fazer a apresentação pública do grupo e do primeiro trabalho desenvolvido, nos dias 29 e 30.
No programa da Quinzena de Gestão Cultural constam ainda sessões de Cinema Documental Português. Nos dias 21 e 22, os documentários “Lisboetas”, de Sérgio Tréfaut, e “Ainda há Pastores?”, de Jorge Pelicano, vão ser projectados na faculdade.
Após as sessões, no dia 22, segue-se uma mesa-redonda com o realizador Jorge Pelicano e o crítico João Lopes. A estes nomes junta-se Tiago Pereira, realizador de “Tradição Oral Contemporânea”, cujo trabalho foi apresentado recentemente, na Galeria Zé dos Bois.


Por

Paula Alves Silva

2009-01-19 15:23:51


Nenhum comentário:

Postar um comentário