quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

"Não me toques! - Uma sociedade de tangências"

Bem-vindos ao Blog oficial do "Não me toques - Uma sociedade de tangências". Certamente irão encontrar pela blogosfera fora diversos espaços dedicados ao nosso projecto, agradecemos imenso o apoio, mas este é o verdadeiro Blog, do género caderno diário, do nosso trabalho.

Começo então por nos apresentar. Intitulamo-nos por "Os Tokart". Um grupo de cinco jovens quase licenciados em Estudos Artísticos variante em Artes do Espectáculo na Faculdade de Letras de Lisboa. Este projecto, que explicarei no desenvolver deste post, acontece no âmbito da cadeira de Gestão Cultural, leccionada pela professora Ana Paula Laborinho. "Os Tokart" são constituídos pela Joana Velhinho, Jorge Cabral, Juliana Ono, Marta Pessoa e Rui Fernandes; todos nós somos muito criativos, trabalhadores e estamos bastante entusiasmados com tudo o que envolve este trabalho, e acreditem que se trata mesmo de muito trabalho, por nós imaginado e a caminho de estar completamente concretizado.

Este projecto - a ser apresentado na Faculdade de Letras no final do mês de Janeiro (sem data ainda confirmada) - tem como objectivo geral a exposição de um conjunto de formas de arte ligadas ao tema das relações (ou falta delas) nos meios sociais mais urbanos, tocando em aspectos que mostram como a evolução quotidiana prejudicou a evolução social.
Todos nós estamos cientes de que o Homem se afasta cada vez mais dele próprio. Damos por nós todos os dias a evitar tocar nas pessoas que nos rodeiam nos transportes, na rua... Evoluímos para um sociedade sensível ao toque de si própria. E "Os Tokart" atentos ao que se passa no mundo actual e às relações humanas decidiram expor esta problemática aos olhos de todos e tentar mudar mentalidades. Neste sentido juntámos a música, a performance, o vídeo, a fotografia e a escrita (leitura e exposição de textos) para darmos a conhecer a nossa perspectiva sobre este tema.
Este projecto tem ainda como objectivo dar a conhecer novos talentos em todas as áreas abrangidas. Falámos com amigos, conhecidos para participarem connosco nesta oportunidade quase única e estamos a caminhar com passos firmes para que no final de Janeiro muitos de vocês apareçam, fiquem para ver e que dificilmente esqueçam o "Não me toques!".

Por agora, vão acompanhando o nosso Blog. Fiquem a par da evolução do nosso trabalho e de todos os acontecimentos, dificuldades e etapas que vamos conseguindo alcançar e ultrapassar.


Os Tokart

Nenhum comentário:

Postar um comentário